$BlogRSDURL$>
O Porto Oriental, visto do Dragão, numa noite de Verão."Aquela revelação desconcertara-me, disso não havia dúvidas. Eu sabia muito bem o que era a Espaçolina, tratava-se de uma droga que a maioria dos viajantes eram obrigados a tomar durante as suas primeiras nove ou dez viagens interplanetárias. (...) A Espaçolina era o único remédio para a vertigem causada pela aceleração espacial, e para as psicoses mais ou menos permanentes que essa vertigem originava. A Espaçolina impedia qualquer destas mórbidas reacções, e os passageiros nem notavam que se encontravam no espaço. A Espaçolina era um remédio ideal, essencial e insubstituível. Sem a Espaçolina, metade dos passageiros que actualmente viajam pelo espaço teriam de ficar em terra, ou na Terra." - Isaac Asimov, Nove Amanhãs.